Ed. Inf. e 1º ano - 7h às 11h50 / 13h às 17h50.

“Lixo no lixo Liceu no capricho”
Museu de História dos Salesianos no Brasil

Ensino Fundamental > Ensino Fundamental I > 5º ano

07-08-2015 11:51

No dia 22 de maio, o MOSB iniciou, junto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Liceu Coração de Jesus, a campanha “Lixo no lixo Liceu no capricho”. A ação, que fazia parte das novas medidas da CIPA do Liceu, com o apoio da CIPA e envolvendo os alunos, foi incluída nas atividades da 13ª Semana Nacional do Museu e começou com a adequação do pátio para receber o lixo gerado nos intervalos, separados em orgânico e reciclável.

No primeiro dia, a atividade foi dividida em duas partes: teoria e trabalho de campo. Dentro da teoria os alunos foram capacitados para atuarem na campanha, receberam um manual de agente ambiental e um crachá individual. O trabalho em campo aconteceu no pátio do colégio onde os agentes ambientais colaram cartazes explicativos; reorganizaram as lixeiras colocando a sinalização adequada (orgânico ou reciclável) e os sacos de lixo corretos (preto para lixo orgânico e azul para lixo reciclável); e organizaram as equipes que trabalhariam na conscientização dos alunos menores, na semana seguinte.
Nesta semana, em todos os intervalos, os alunos agentes ambientais conversaram com os demais alunos explicando sobre a separação do lixo, tiraram dúvidas sobre o assunto e distribuíram material educativo. O material educativo trazia um braço do tema lixo por dia. No primeiro dia, tratava de indicar quais materiais são recicláveis e quais não; no segundo dia, o material abordava o tempo de composição de cada matéria; no terceiro dia, trazia o cilo do papel mostrando a diferença entre um ciclo linear (do corte da árvore para a fabricação e depois o papel sendo jogado no lixo comum) e um ciclo infinito (papel reciclado); no quarto dia, o material trabalhava o desperdício de alimento; e, por fim, no último dia, aconteceu o encerramento da atividade de conscientização realizada pelo 5º ano. Contudo, a campanha continua com o apoio do colégio.

Alguns resultados já começaram a aparecer: o volume de lixo no chão do pátio diminuiu, muitas crianças abraçaram a causa e hoje ajudam a fiscalizar, e alguns professores que já estavam trabalhando o tema em sala de aula estão reforçando a campanha. Ainda será preciso trabalhar bastante em cima do tema para que aqueles alunos que ainda possuem dúvidas sobre a separação possam saná-las e não haja mais trocas nas lixeiras, bem como a conscientização do desperdício de alimento, que ainda é muito grande por parte dos alunos.

Para saber mais sobre as atividades do MOSB, entre em contato através do e-mail museu@salesianos.com.br ou do telefone (11) 3337 2916.

Equipe MOSB

Lixo no lixo Liceu no capricho