Música e Artes

Extracurriculares > Música e Artes

As artes, na Proposta Educativa Salesiana, ocupam um lugar de destaque, pois são consideradas um importante meio educativo, devido ao grande poder de influência que possuem na formação dos jovens.

Para Dom Bosco, a alegria era o elemento característico da educação e, nesse contexto, a música, assim como outras expressões artísticas, expressam esse estado da alma. A Escola de Música e Artes Dom Bosco caminha em sintonia com o pensamento e a pedagogia de Dom Bosco.

Por que praticar atividades artísticas?

A prática artística traz muito prazer àquele que a exercita, pois trabalha, de modo especial, com as seguintes habilidades:

Como conseqüência dessas percepções, o aluno aprende a coordenar as ações de atenção, audição, movimento e ação. Torna-se ouvinte mais atento e com maior capacidade de interpretação e memorização; desenvolve três tipos de memória: a visual, a auditiva e a espacial.

Além disso, são desenvolvidas outras habilidades:

Criatividade: por meio de exercícios de improvisação, o aluno lidará melhor com as situações-problema na sua vida cotidiana, resolvendo-as mais facilmente.

Sociabilização: por meio da prática em conjunto, o aluno vivencia a necessidade da sua contribuição pessoal, em prol do trabalho em grupo.

É importante destacar que, muitos elementos trabalhados na prática artística são incorporados no cotidiano da sala de aula, tornando o aluno mais atento, com maior capacidade de interpretação e concentração e um melhor ouvinte, com maior facilidade para filtrar e memorizar as informações. Como resultado, a auto-estima do aluno é trabalhada, tanto na produção artística, que é extremamente gratificante, como na sua vida cotidiana, observada nos resultados obtidos.

A Equipe da Escola de Música e Artes Dom Bosco fundamenta seu trabalho nas metodologias pedagógicas atuais que têm, como objetivo, o desenvolvimento gradual do aluno. As metodologias específicas, utilizadas como fundamentação para elaboração do projeto pedagógico, sempre adaptadas à realidade brasileira, são:

As metodologias utilizadas como fundamentação no processo são sempre adaptadas à realidade brasileira.